“Comunicação e redes sociais” foi o tema do quarto módulo do programa “A Carreira de Um Médico”, realizado na noite desta segunda-feira (29), na Associação Médica do Paraná. Foi palestrante o mentor estratégico e especialista em marketing Reinaldo Martinazzo. O assunto foi definido em continuidade ao abordado no módulo anterior, que versou sobre “Marketing e imagem pessoal”. O programa, que objetiva o desenvolvimento de competências em liderança, gestão e carreira para médicos em todas as fases da profissão, é gratuito. Lançado em junho, é composto por módulos quinzenais e as datas dos demais já estão pré-agendadas até o mês de novembro. 

Com mais de 40 anos de experiência em gestão, branding e comunicação institucional, Martinazzo contextualizou a comunicação de marketing, com ênfase à presença nas mídias sociais. Ele lembrou que a comunicação é um campo onde o poder se exerce, se disputa e se transforma.

Como parte de um processo de posicionamento da identidade digital médica com consciência e propriedade, falou sobre o autoconhecimento como ponto de partida, para a definição do propósito, áreas que deseja reconhecimento e como você deseja ser lembrado. Após esse primeiro passo, é necessário o diagnóstico da presença digital atual, com a análise dos próprios perfis nas redes, para a organização da imagem pública com critérios e objetivos bem definidos.

A definição clara de público-alvo, a escolha consciente das redes sociais e a construção intencional do perfil profissional, para transmitir profissionalismo, também foram explicados por Martinazzo, que alertou para a importância do conteúdo como estratégia, não como obrigação. “Um conteúdo educativo posiciona como fonte confiável; de bastidores, gera empatia e humaniza; institucional, consolida a imagem profissional e de marca; de depoimentos, com ética, reforça credibilidade social; e de reflexões, diferencia o médico como pensador da saúde”, pontuou.

Foram tratadas, ainda, questões relacionadas à separação ética entre a vida pessoal e profissional e monitoramento de reputação. Após a palestra, foi aberto espaço para perguntas ao professor e debate com os participantes, com grande interação dos presentes e também daqueles que não estavam em Curitiba e participaram virtualmente. Entre eles, a vice-presidente Norte da Associação Médica do Paraná, Dra. Beatriz Emi Tamura.

Para ela, o programa “A Carreira de um Médico” proporciona uma jornada de conhecimento e expansão, convidando o médico a refletir e explorar diversas áreas que influenciam sua rotina, mas que muitas vezes passam despercebidas, e revela oportunidades que o cotidiano oferece para fortalecer sua atuação, ampliar seu impacto e construir uma trajetória mais consciente e alinhada ao seu propósito. “Nos temas abordados aprendi que um bom posicionamento profissional vai além da estética digital. Ele representa clareza de valores, coerência entre discurso e prática, e um estilo de comunicação que humaniza e inspira confiança. Quando bem construída, a imagem pessoal do médico pode promover uma medicina mais próxima, acessível e eficaz; estimular conexões reais com pacientes e colegas, e valorizar a autoridade profissional sem perder a empatia.  Porém, existe uma trajetória para essa construção, cujo resultado não é imediato e cujas falhas podem incorrer no seu abismo, esse sim imediato”, afirmou.

As avaliações dos médicos que têm participado dos módulos já realizados são bastante positivas, corroborando o propósito da iniciativa. Como reafirma o presidente da AMP, Dr. José Fernando Macedo, é um programa inclusivo, com abordagem acessível e prática, para apoiar o médico que deseja crescer de forma consistente, sem abrir mão da ética e do compromisso com a saúde.

Publicidade médica nas redes sociais e seus paradigmas

O próximo módulo do programa, no dia 11 de agosto, terá como tema “Publicidade médica nas redes sociais e seus paradigmas”. Para falar sobre esse assunto, sob a ótica da nova Resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM), de grande relevância, o convidado é o Dr. Afrânio Bernardes, cirurgião plástico e advogado, que, por dez anos, foi conselheiro do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) e coordenou por cinco anos, de 2018 a 2023, a Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos (Codame) da autarquia. É preceptor em medicina na Universidade Positivo e membro da Câmara Técnica de Cirurgia Plástica do CFM.

Os módulos já realizados abordaram os seguintes temas: “Entenda o que é metacompetência médica - O que você não aprende na faculdade e é vital para uma boa carreira”, “Planejamento e gestão”, “Marketing e imagem pessoal” e o último, “Comunicação e redes sociais”.

Confira as datas programadas para os próximos módulos até o final do ano:
  • 11/08
  • 25/08
  • 15/09
  • 29/09
  • 13/10
  • 27/10
  • 10/11
  • 24/11
 

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